Quer ser um fotógrafo?

Atualizado: 27 de Mai de 2019

Quer seguir a profissão mas ainda tem dúvidas? Raíla Melo vai te ajudar a decidir!



Que tal cinco dicas para você seguir sua carreira de fotógrafo!?


Dica 1: Para ser fotógrafo tem que amar muito a profissão, sempre falo com meus alunos e amigos que chegam me perguntando se a profissão vale a pena, pois quando você faz o que ama não pesa na hora de investir e abrir mão de alguns finais de semanas e feriados. Toda profissão tem seus pós e contras e tudo é construção.


Dica 2: Pesquise sobre equipamentos. Procurar alguns fotógrafos ajuda muito nessa hora, mas também é importante ver o que cabe no seu bolso. Sempre indico Canon ou Nikon, a melhor marca é a que você pode investir, mas se tem amigos fotógrafos que podem ser futuros parceiros, tenta seguir a mesma marca que eles, fica mais fácil de aprender e trabalhar juntos.


Dica 3: Foto boa nem sempre vem de equipamento caro, por isso é importante investir em um bom curso, com uma escola ou pessoa de confiança para aprender as técnicas, depois disso pratique muito, mas muito mesmo, veja filmes, imagens, pesquise e conversa com quem entende. Pede os colegas de profissão para acompanhar nos trabalhos, pois observando se aprende muito e com o tempo você vai criando seu estilo pegando o que tem de bom em cada profissional. Quem ama o que faz nunca vai se importar de ajudar quem está começando, pois todo mundo tem esse início. Fotografia é um eterno estudo. A teoria é muito importante, mas a pratica é o que leva a quase perfeição, pois fotografia é um eterno estudo. É importante você aprender a fotografar sempre no manual, pois nele você consegue chegar no resultado controlando a luz.


Dica 4: Você não precisa ter todas as lentes. Primeiro é identificar qual é seu foco na fotografia, pois existem vários ramos dentro dela. Depois da pratica você começa a ver qual caminho seguir e nessas horas é bom decidir quais lentes comprar. Alguns equipamentos vem com as lentes do kit e ela é interessante para iniciar, mas também sempre indico para meus alunos a 50mm, pois é uma lente que você pode usar em praticamente todos os trabalhos e aprender muito.


Dica 5: Edite suas fotos. O ideal é conseguir a foto mais perfeita possível, mas é na edição que você vai dar sua identidade sem exageros. Um curso de edição é importante para aprimorar seus conhecimentos. Na edição também você pode recuperar uma foto que as vezes não saiu como você queria. Existem momentos que precisamos ser rápidos e erros são normais, desde que aprendemos com eles e não precisamos gastar tanto tempo com edições. Os programas que indico são o Photoshop e Ligtroom.


Espero que as dicas tenham te ajudado e qualquer dúvida estou a disposição, pois adoro passar todo conhecimento que consegui e não conquistei sozinha, sempre contei com amigos e colegas de trabalho. Seja humilde e esteja sempre aberto a aprender cada dia mais.


Gostou das dicas? Quero saber da sua história!


0 visualização
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon