Qual a importância de fazer seu ensaio?

Atualizado: 8 de Jul de 2019

Não foi à toa que escolhi essa profissão com foco nas mulheres. Quando decidi ser fotógrafa em 2010 as pessoas me perguntavam: “Mas o que você quer fotografar?’ E eu dizia: “Mulheres de verdade”. Minha infância e adolescência foi vendo mulheres com corpos que a sociedade julgava perfeito e cheio de Photoshop nas revistas e televisão. Isso sempre me incomodou e queria saber como eu poderia fazer diferença com a minha profissão. Hoje depois de três ensaios eu consigo entender como funciona esse processo de aceitação e autoconhecimento que vou contar para vocês.

Esse foi meu primeiro ensaio fotográfico. Há quatro anos. Na época eu estava com a autoestima baixa, não me olhava no espelho, trabalhava em um lugar que não me sentia bem e tomava praticamente todo meu tempo, estava doida para sair da caixinha. Só não sabia como, ainda. Era um momento de reclusão e decisão. Hoje entendo por que escolhi meu quarto e uma câmera fotográfica para o ensaio, era esse o meu momento que precisava retratar na época.


No segundo ensaio. Prestes a fazer 30 anos, já tinha saído bastante da caixinha e estava começando a me amar mais. Ainda não me olhava muito no espelho e não enxergava minha evolução e hoje vejo que foi a fase que eu estava mais bonita. O local escolhido foi perfeito para o momento. As cores fortes que contrastam combinavam com a liberdade que eu estava sentindo em trabalhar com o que eu amava e tendo que buscar me conhecer para proporcionar cada vez mais as minhas clientes momentos de auto amor através da fotografia. A natureza representa respiração mais leve com a vida, porém, por não estar muito segura, comentários negativos de pessoas próximas a respeito do meu corpo, me fez olhar mais para ele e querer amá-lo. Sobre esse processo eu registrei em outro ensaio.



Meu terceiro ensaio eu estava cuidando mais do meu corpo e registrei de uma forma que não me representou tanto, hoje consigo ver que o cuidado foi ótimo até certo ponto, mas teve um momento que eu estava fazendo mais pelo outros do que para mim. Sendo assim encontrei o equilíbrio de não ter mais essa barriga e sim ser feliz!

Fazer um ensaio ajuda a gente se ver de frente as vezes o que não conseguimos enxergar no espelho!


20 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon